O WhatsApp está cada vez mais presente no dia a dia de todos os colaboradores, clientes, fornecedores, e prestadores de serviço que parecem utilizar o aplicativo para facilitar suas tarefas como agendar e confirmar serviços e consultas, enviar documentos, tirar dúvidas rápidas sobre produtos fornecidos pelas empresas e até mesmo efetuar compras dentro do aplicativo.

“Se as pessoas estão no WhatsApp, o negócio também deve estar”, afirma Maz Sharafi, o iraniano que está a frente do projeto do WhatsApp Corporativo no Brasil.

Uma pesquisa realizada pela Hootsuite / We are Social declara: 98% dos usuários brasileiros de smartphones usam o WhatsApp diariamente. Sem contar os 1.5 bilhões de usuários pelo mundo onde 42 bilhões de mensagens são compartilhadas todos os dias com direito a 1,6 bilhão de fotos e 250 milhões de vídeos! (com certeza os grupos de família tem boa participação nisso)

Já parou para imaginar?

O aplicativo foi desenvolvido pensando em funcionalidades específicas para empresas que muitas vezes utilizam suas contas pessoais para estabelecer contato com seus clientes. A ideia é facilitar a comunicação entre as duas partes, além de torná-la segura, uma vez que o cliente terá certeza de que está interagindo com um perfil corporativo.

O Walmart no México começou a oferecer um serviço de entrega de compras de supermercado via WhatsApp no mês passado. Os clientes dos supermercados Superama, controlados pelo Walmart, podem fazer pedidos de compras para um número WhatsApp operado pelo grupo de varejo norte-americano enviando uma lista de compras escrita à mão e receber em casa em até 90 minutos pagando em dinheiro ou cartão no momento da entrega.

Seria esse o futuro das empresas aqui no Brasil? Ouvimos dizer que em breve a companhia pretende até lançar meios de pagamentos próprios para o cliente efetuar a compra e pagar pelo próprio aplicativo.

Isso mesmo, pagar dentro do WhatsApp. Já pensou?

Nós utilizamos o aplicativo aqui na SNSYS e vamos citar algumas particularidades que o aplicativo oferece e que usamos bastante aqui na empresa:

Perfil

Crie um perfil comercial com informações úteis para seus clientes, como seu endereço, descrição da empresa, endereço de e-mail, website, produtos e serviços.

Mensagens

Envie aos seus clientes as informações que eles esperam receber. Você também pode programar respostas automáticas de boas-vindas que farão você ganhar tempo e esperar o cliente se aprofundar para entrar em ação.

Estatísticas

O aplicativo reporta algumas informações para análise como quantas mensagens foram enviadas, quais clientes receberam e quem abriu a mensagem. O recurso é ideal para verificar se uma campanha de marketing atingiu seu objeto com mensagens lidas por parte dos contatos.

WhatsApp Web

Esse é uma verdadeira mão na roda, afinal você pode visualizar e escrever nas conversas através do computador, facilitando ainda mais a comunicação. (Seus dedos vão te agradecer!) O processo é o mesmo que o aplicativo WhatsApp normal. Vá em Configurações > WhatsApp Web e escaneie o código QR fornecido.

Use as Etiquetas

Não para de chegar mensagem para você? Categorize suas conversas através das etiquetas criando grupos de novos clientes, clientes aguardando pedidos, pós venda, fornecedores, etc. Isso ajuda muito quando você administra a conta sozinho e interage com muita gente.

Verifique sua Conta

Sabe aquele selo azul que aparece ao lado dos perfis oficiais das grandes empresas? Você também pode ter! Através do número de telefone da sua empresa você verifica sua conta e ganha o selo, passando ainda mais credibilidade e confiança ao seu cliente.

Agora que você já sabe tudo sobre o WhatsApp Corporativo, crie sua conta e utilize mais essa ferramenta para te ajudar a conhecer melhor o seu cliente e conquistar novos clientes! Mas cuidado, um péssimo atendimento digital pode espantar o consumidor para sempre e trazer má reputação a sua empresa. Se certifique de que você possui estrutura qualificada para utilizar a ferramenta e boas vendas!

 

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