Toda vez que preciso de algum serviço ou produto tenho diversas formas de avaliar minha aquisição. Posso enxergar como algo sem importância, mais um custo para minha empresa, apenas por necessidade mesmo, ou posso ver o valor que aquilo pode agregar.

Para todas as decisões tenho essas duas perspectivas, desde as simples até as mais complexas.

E quais as consequências que a forma de encarar a aquisição de um produto ou serviço podem trazer ao meu negócio?

Vamos pensar que encaramos como mais um custo, algo que não vejo importância, que só tenho porque preciso ter. Muito provavelmente com esse tipo de pensamento iremos adquirir o mais barato ou mais fácil de conseguir. Por exemplo: eu preciso de um segurança para um evento, mas não vou gastar com seguranças treinados, é apenas para cumprir o requisito do contratante. Pois aí que mora o perigo. Houve uma briga e o segurança, totalmente despreparado acabou não conseguindo conter a confusão e ainda agrediu desproporcionalmente um convidado. Por não dar importância aquela demanda, ela se transformou em um problema gigantesco, e foi gasto muito mais com as consequências daquele momento que não dei valor ao tipo de serviço que estava contratando.

É o típico caso do barato que saiu caro. E muitas vezes a gente não aprende, continua agindo da mesma forma por diversas vezes e não sabe o motivo de não evoluir.

Porém, quando eu dou valor ao que preciso contratar, e encaro como um investimento, tudo muda. Isso não quer dizer que preciso investir no mais caro. Entenda, preço não é valor.

Significa que preciso dar a atenção devida, analisar todos os prós e contras e entender o quanto aquele produto ou serviço pode agregar à minha empresa.

Vou trazer o exemplo de um sistema de gestão empresarial. Muitos empresários entendem que uma melhor gestão do seu negócio lhe trará mais segurança e estrutura para desenvolver os processos e assim conseguir alavancar mais vendas, portanto, quando vão atrás de um fornecedor de erp, levam em conta e se interessam por conhecer a empresa que vão contratar, afinal, além de um produto também estão contratando o serviço de suporte na maioria dos casos. Analisam todos os recursos oferecidos, quais recursos trazem diferenciais. Se existem reclamações no mercado contra aquela empresa e quais os casos. Buscam referências. Ou seja, se dá a devida importância, encara-se como um investimento. E ele tem que ser bem feito. Custo pode ser qualquer um. Investimento não, tem que ser o melhor dentro da minha realidade, o que mais agrega.

Na hora de fazer qualquer aquisição para sua empresa, pense muito bem como vai encarar.

Faz toda diferença decidir com calma e atenção qual a melhor opção. Saiba que tudo, desde o sabonete que oferece no banheiro até o sistema de gestão empresarial, é investimento e pode contribuir para seu negócio progredir.

 

One Response to Custo ou Investimento?
  1. Reduzir as despesas, diminuir os custos e realizar novos investimentos costumam ser tarefas dificeis durante uma crise economica como esta pela qual estamos passando. E importante entender as diferencas entre despesa, custo e investimento. Veja quais devem ser mantidos, quais podem ser cortados, quais devem receber um reforco mesmo durante a crise e quais nao podem ser evitados para manter a viabilidade do seu negocio. Confira!


[top]

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *