Muitos empresários têm dificuldade em gerenciar sua finanças. Sabem que vendem bem mas quando vão ver o que sobra no final do mês ficam frustrados e sentem não estar produzindo o suficiente.
Muitas vezes, isso acontece por cometerem alguns erros básicos de gestão empresarial. Gostaríamos de destacar os mais comuns que fazem muitas empresas fecharem.
Misturar as contas da empresa com as pessoais por exemplo, costuma causar grandes problemas. Parece que não, mas você vai tirando dinheiro do caixa para cobrir contas de casa e quando vê já não sabe exatamente o que foi para o que. Retirando dinheiro descontroladamente, a consequência é seu caixa ficar vulnerável, resultando em atrasos de pagamentos à fornecedores, por exemplo. Esses atrasos lhe obrigam a pagar juros e dependendo da situação até recorrer a um empréstimo bancário, e quando menos percebemos, já estamos em uma bola de neve que não para de crescer.
Portanto, para evitar entrar nessa cilada, saiba exatamente o quanto é seu e o quanto é da empresa. Defina um pró labore, que é o salário fixo mensal para o empreendedor, e não faça retiradas desorganizadas.
Elaborar um fluxo de caixa também é algo que muitos não fazem e é fundamental para a saúde financeira de um negócio, além de contribuir muito para análise de investimentos e tomada de decisões. O fluxo de caixa é uma ferramenta financeira responsável por controlar cada centavo e gerar informações como: valores disponíveis, receitas mensais e principais despesas. Fazendo esse controle diariamente, você terá um retrato fiel do seu fluxo de caixa, e ao analisá-lo, será possível planejar melhor sua empresa.
O último ponto a destacarmos é a falta de controle das contas a pagar e receber. Acarretando em pagamentos de multas e juros, levando sua empresa a reduzir a lucratividade, além de criar um histórico ruim no mercado. Havendo frequência nesses atrasos, as chances de lhe concederem crédito para comprar com um bom prazo para pagamento se reduzem.
E se não souber quando deveria ter recebido dos clientes, como vai cobrá-los?
Esses problemas podem ser resolvidos com um bom software de gestão financeira, que irá te dar todas as ferramentas para controlar contas a pagar e receber de maneira organizada, fácil e automatizada, recebendo informações dos outros departamentos. Tornando a vida do gestor financeiro mais ágil. Portanto, fazendo todo dia esse controle, você tem todas as receitas e despesas na sua mão. E nos bons softwares, como o nosso, pode acessar informações em poucos cliques, tendo todo suporte da ferramenta para fazer a melhor gestão possível.
Levantamos erros básicos, mas que são muito recorrentes em empresas que não conseguem se sustentar por muito tempo. A sua parte financeira bem organizada, lhe dará respaldo para ir além nas outras áreas.
Vamos em frente!