Sinto que está crescendo cada vez mais o interesse pela adoção de uma cultura ágil dentro das empresas, mas afinal, o que seria essa tal cultura?
O conceito surgiu em 2001, no estado norte americano de Utah, se tornando um grito de guerra para a indústria de softwares. Foram definidos doze princípios e quatro valores:
. Indivíduos e interações entre eles mais que processos e ferramentas;
. Software em funcionamento mais que documentação abrangente;
. Colaboração com o cliente mais que negociação de contratos;
. Responder a mudanças mais que seguir um plano;
Com o tempo, vemos que essa cultura está se expandindo para outros ramos de atuação e a tendência é que cada vez mais empresas vejam o valor de adotar essa forma de trabalho.
O que causa confusão muitas vezes é achar que são as ferramentas que tornam o trabalho ágil e não a mentalidade dos envolvidos.
Na cultura ágil, busca se dar mais liberdade e responsabilidade para todos os membros de um determinado projeto. A ideia é fazer todos sentirem a importância no trabalho que realizam e cobrarem entre si o resultado almejado, sem hierarquia.
Os ciclos para entrega são menores e com isso, eventuais problemas são corrigidos mais rapidamente e o planejamento revisto e atualizado. O objetivo principal é a qualidade da entrega e cumprimento das metas.
Aliada a essa cultura estão as ferramentas de tecnologia de informação. Vou falar mais especificamente do sistema erp, que é nossa especialidade. O Joinup Erp, nossa solução para gestão empresarial, foi desenvolvida seguindo esse modelo de gestão ágil e confiável. A automação dos processos e a facilidade de interação com o software são fundamentais para que o usuário tenha um sistema que acompanhe sua necessidade de entregar a resposta correta com rapidez e segurança. Porém, não adianta somente o software atuar assim, nossa equipe trabalha com a cultura ágil e entrega valor em todos atendimentos e desenvolvimentos. Vemos diversas empresas implementando atendimentos robotizados e distantes, no nosso caso, acreditamos no atendimento humano e próximo. Não adianta termos um software excelente se quando precisarem da nossa ajuda estivermos distantes.
A cultura ágil veio para ficar. Os benefícios já são visíveis e transformadores dentro das empresas. Seguimos em frente, sempre buscando entregar a melhor experiência para nossos clientes.